INCLUSÃO E EDUCAÇÃO RURAL:A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIZAÇÃO NO ENSINO MULTISSERIADO EM ESCOLA CAMPO DE IPORÁ-GO

Autores

  • Cláudia Ribeiro de Lima Faculdade de Iporá -FAI
  • Aldineire Vilela da Silva Faculdade de Iporá -FAI
  • Gisela Cassia Paula Souza Faculdade de Iporá -FAI
  • Laís Carla Faria Santos Faculdade de Iporá -FAI
  • Lorena Fernandes Sousa Faculdade de Iporá -FAI
  • Cleusa Joana de Lima Martins Faculdade de Iporá -FAI
  • Ana Cláudia de Faria Lima Faculdade de Iporá -FAI
  • Bianca Christofoli Freitas Queiroz
  • Eloíza Romeiro Cunha Faculdade de Iporá -FAI
  • Kaio José Silva Maluf Franco Faculdade de Iporá -FAI
  • Tales Gabriel Barros e Bittencourt Faculdade de Iporá -FAI
  • Márcio Marino Navas Filho Faculdade de Iporá -FAI

Palavras-chave:

Inclusão – Escola Rural – Flexibilização – Autonomia – Aprendizagem

Resumo

A oferta de uma educação de qualidade e inclusiva no município de Iporá baseia-se no ensino para todos e a cada um. Tendo em vista a realidade das escolas situadas no campo e os grandes desafios enfrentados pelos profissionais que ali trabalham essa abordagem não é diferente, desse modo as práticas pedagógicas oferecidas vão de encontro as especificidades de cada aluno possibilitando mais autonomia para que os mesmos possam ter uma aprendizagem efetiva. Torna-se válido ressaltar que uma das práticas pedagógicas utilizadas para alcançar o sucesso no processo de ensino-aprendizagem é a flexibilização, pois a mesma possibilita ao aluno alcançar os objetivos almejados sem fugir do currículo escolar. Assim, de maneira clara e contundente, apresenta-se uma revisão sistemática de literatura juntamente com o estudado de caso evidenciando a importância da flexibilização especificamente no ensino multisseriado.

 

 

Downloads

Publicado

2023-11-13

Como Citar

Ribeiro de Lima, C., Vilela da Silva, A., Cassia Paula Souza, G., Faria Santos, L. C., Fernandes Sousa, L., de Lima Martins, C. J., de Faria Lima, A. C., Freitas Queiroz, B. C., Romeiro Cunha, E., Silva Maluf Franco, K. J., Barros e Bittencourt, T. G., & Navas Filho, M. M. (2023). INCLUSÃO E EDUCAÇÃO RURAL:A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIZAÇÃO NO ENSINO MULTISSERIADO EM ESCOLA CAMPO DE IPORÁ-GO. Revista Inovação & Sociedade, 3(2). Recuperado de https://revista.fai.edu.br/index.php/ies/article/view/41